sexta-feira, 1 de abril de 2011

Minhas Crônicas

CHECK-UP GERAL DA SITUAÇÃO

POR PAULO GOMES

O mundo sem idéias, é um universo vazio, um corpo sem alma.
A materialização de qualquer coisa só pode ser feita com a chegada antes, da idéia que tudo arquiteta. A construção passa pela idéia, no caso, o projeto, a planta, o desenho;
Na poesia, na crônica ou na música, na observação de um gesto, de um personagem, de uma paisagem, de um fato ocorrido ou no que chamam de inspiração, uma espécie de idéia sutil, divina espiritual.
Lamentavelmente o verbo pensar, virou ofensa. O verbo dizer, arma perigosa.  E a frase "eu acredito que"... atitude em extinção nessas épocas atuais . A sociedade de consumo em que vivemos fomenta  verbos e atitudes como : “possuir", "ter", "adquirir","comprar',"chegar","mostrar","comparar", “parecer”, "ver", "acessar", "ficar", “teclar", "conectar" e sobretudo, "competir”.  Coisas como: conversar, conviver, trocar, ouvir, solidarizar, ajudar, ler, namorar, criar, escrever, debater, conquistar, aderir, apoiar, criar, idealizar, estão fora do contexto ou da ordem do dia. Notem que  quase todos os verbos acima são todos células-formadoras das idéias. Parece ser verdade a piada que diz que quando um sujeito tenta muito pensar, passa a ter dor de cabeça, o crânio lateja, o neurônio pega fogo!
 Mas onde estão, a leitura, o ensinamento, o professor,  o conselho de que ter cultura é como ter um farol para guiá-lo nesse ''oceano" chamado "vida" ?
Onde está o Estado como provedor de uma política básica chamada EDUCAÇÃO ou de outra tão ou mais importante, chamada CULTURA, para fazer espalhar essa bela descoberta de que é bom - ou melhor -, é fundamental ter idéias ?
Onde estão os gestores das empresas para fomentar e valorizar o surgimento de quem tem boas idéias e aproveitá-las inclusive para o engrandecimento da própria engrenagem que possuem  e  das quais  são responsáveis?
Onde estão os verdadeiros e preparados pais, para regarem suas “plantinhas” chamadas "filhos", com a água da sabedoria, adubando-as com bons papos, boas idéias?
Tá complicado. Como pode se buscar água, se as fontes são ignoradas? 
Quem de fato conhece os grandes pensadores, os iluminados que espalharam “nesse mundo de meu Deus” desde sempre, as idéias básicas, para o motor funcionar?
O homem robotizado, o homocomputadoris, vem se diferenciando cada vez mais do homosapiens. Ele vem perdendo a capacidade de pensar e por conseqüência de agir, se posicionar, - e claro - de ter idéias e de cultivar outras coisas tão importantes como ter esse
lado criativo como a  emoção e a sensibilidade.
Também vem desaparecendo o respeito ao próximo e a auto-estima. Pois quem não tem idéias, sabe lá no fundo, que é um vazio, um ser desprovido, pobre e muito perdido nesses caminhos da vida.
"Ideologia, eu quero uma pra viver" (Cazuza).
"Somos como formigas.Que soltas, separadas, nada são. Mas juntas, formam um verdadeiro exército!" (Raul Seixas)

15.01.2005

0 comentários: