sexta-feira, 10 de abril de 2009

Gastronomia





Vinho combina com chocolate e bacalhau?

por Eduardo Viotti



Chocolate e bacalhau vão muito bem na Páscoa, mas são difíceis de harmonizar com vinho. Veja aqui as melhores combinações


A Páscoa tem significados importantes – e diferentes – para cristãos e judeus. Religiosos ou não, todos a celebramos à mesa, com um bom vinho. O feriado traz duas lembranças imediatas relacionadas à gastronomia: peixes, em especial o bacalhau, e ovos de chocolate. São alimentos deliciosos e sofisticados, mas de difícil harmonização com vinho.

O chocolate, de origem centro-americana pré-colombiana, maia e asteca, exige vinho de alta potência e teor alcoólico. Os mais lembrados são os portos, especialmente os da categoria Tawny. Os portos do tipo Ruby, que englobam os Vintage e, em parte, os LBV (Late Bottled Vintage), têm mais taninos, quando jovens, e mais fruta no aroma. Vão superbem com sobremesas à base de chocolate e frutas, principalmente as vermelhas de bosque, chamadas berries.

Os franceses garantem que têm o vinho ideal para harmonizar com chocolate. Para eles, tal perfeição é atingida pelo Banyuls, um fortificado que muito se parece com um porto Ruby, embora feito com outras uvas. O Maury, também do sul da França, vai na mesma linha. A Espanha produz o dulcíssimo xerez Pedro Ximenez.O bacalhau é igualmente polêmico ao pedir a escolta de vinhos. Pode ser preparado grelhado, frito, assado, cozido, ao vapor, e tradicionalmente segue à mesa com batatas e legumes, brócolis, azeite de oliva, alho e azeitonas pretas.

Os portugueses, que o pescavam no Mar do Norte, nas costas da Noruega, e o celebrizaram entre nós desde os tempos coloniais (salgado, suportava bem a travessia do Atlântico), preferem comê-lo com vinho tinto. Vai bem, dependendo da preparação e do vinho. Mas prefiro, pessoalmente, um bom branco, em especial um Vinho Verde, que pode ser um Alvarinho bem aromático. Os vinhos secos alemães da uva Riesling também são fantásticos com bacalhau.


MATÉRIA DA FOLHA ONLINE www.folhaonline.com.br

0 comentários: