quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Pop Rock do Brasil


## ¨¨¨%% &*
UMA DÉCADA
EM 50 MINUTOS


Amigos, demorou mas consegui. Não foi nada fácil. Primeiro catalogar, depois baixar, organizar, editar e mixar. Foram quase 200 músicas. As mais representativas da década de 80 no chamado pop rock nacional. Tentei contar sobre elas, pinçando pequenos trechos e montando um supermedley. Abaixo reproduzo um texto que publiquei aqui mesmo no nosso blog em 06 de novembro do ano passado. E mais abaixo ainda, a peça sonora que demorou quase três semanas para ser feita. Espero que gostem!


HEI ANOS 80...
por Paulo Gomes

Foi uma década de ouro para o pop rock brasileiro. Os Anos 80 deixaram muitas saudades. Tempo riquíssimo em termos de música jovem. Além das feras já consagradas como Raul Seixas, Erasmo Carlos, Rita Lee, Tim Maia, Baby e Pepeu, A Cor do Som, As Frenéticas, surgiram outras como Lobão, Marina, Léo Jaime, Fausto Fawcett e Lulu Santos.

E mais uma penca de bandas que pipocavam de vários cantos do país. Aconteceu até um megaevento, a 1ª edição do Rock in Rio em 1985 dando palco, holofotes e visibilidade a muitas bandas de qualidade. Cada uma com o seu estilo, com a sua pegada própria.

Da Bahia o Camisa de Vênus com sua postura ácida, letras fortes, contundentes, polêmicas, metendo o dedo na ferida inclusive do próprio show busines. Assim como a maior fonte de inspiração do grupo, o Pai do Rock brasileiro - e também baiano da gema Raul Seixas - o Camisa não esteve presente por vontade própria, e claro, dos organizadores, no grande acontecimento da Cidade do Rock.

Do Rio de Janeiro surgiram a teatral Blitz e a linguagem carioca agradável do Barão Vermelho, além da suavidade do Kid Abelha e os Abóboras Selvagens.

De São Paulo a bem humorada Ultraje a Rigor e a supercriativa e eclética Titãs. Brasília surpreendeu a todos ao revelar de uma só tacada Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana. Tinha grupo para todos os gostos.

O cardápio variado ainda oferecia atrações como Magazine do caricato Kid Vinil, RPM, Heróis da Resistência, Rádio Táxi, Zero, Engenheiros do Havaí, Ira! e o punk metal do paulistano Ratos de Porão do João Gordo hoje estrela do casting da MTV, coisa antes, inimaginável.
Quando relembramos tudo isso, constatamos tristes, de como empobreceu a cena musical e cultural no Brasil.
Para matar saudades, vamos aqui na nossa enquete fazer você apontar as três bandas dessa época que mais gostava e que continua gostando, pois para a música, os efeitos do tempo - esse devastador muitas vezes cruel e canalha - não existem. Votem e para relembrar essa época legal, coloquem no MP3 ou MP4 ou na velha e boa vitrola rodadora de bolachões de vinis - que estão de novo na moda - bem alto, o bom som dessa turma que fez história...



2 comentários:

ladyneide disse...

Anos 80... Que saudade!!!!
Sou saudosista sim, e daí?! (:

Vivemos num país que é rico em cultura sim, mas infelizmente não dá espaço para o que presta.
Pelo visto, fazer música tola dá mais dinheiro. E isso, aos apreciadores de boas canções é uma decepção.

PAULO GOMES disse...

Assino embaixo.