sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Sáude - ANTIOXIDANTES




O nosso organismo produz alguns elementos tóxicos derivados do oxigênio, chamados radicais livres. Eles fazem com que as células oxidem – a exemplo do que acontece com uma maçã, quando cortada – e têm a capacidade de prejudicar o corpo, provocando o câncer.

A ação dos radicais livres relaciona-se a processos biológicos como o envelhecimento, Mal de Parkinson, aterosclerose, reumatismo e tumores. Os RADICAIS LIVRES se formam por influência de fatores como: poluição, tabagismo, consumo excessivo de gorduras, álcool, açúcar, processos inflamatórios ou infecciosos, traumatismos e estresse.

Para proteger o corpo dos efeitos da oxidação, existem os ANTIOXIDANTES, moléculas com carga positiva que se combinam aos radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos. Ao fazer isso, ajudam a prevenir o aparecimento de doenças. Está comprovado que o alto consumo de frutas e verduras protegem contra os efeitos nocivos da oxidação, tanto pelas grandes quantidades de vitaminas e minerais antioxidantes presentes nelas, quanto pelo alto conteúdo de fibras.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Assim, veja abaixo quais alimentos que são ricos em antioxidantes, inclua-os na sua dieta e viva muito melhor.
VITAMINA A: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
VITAMINA C: frutas cítricas (laranja, lima, limão), acerola, caju, kiwi, morango, melão, vegetais verdes escuros e tomate.
VITAMINA E: óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
BETACAROTENO: verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate.
ZINCO: cereais integrais, germe de trigo, peixes, mariscos e crustáceos, carnes, aves e leite.
SELÊNIO: castanha do Pará, germe de trigo, peixes, mariscos, fígado, carnes e aves.
BIOFLAVONÓIDES: frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas.
LICOPENO: tomate.


COMUNIDADE DO ORKUT DEDICADA AO ASSUNTO:
CONHEÇA TAMBÉM A COMUNIDADE - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

1 comentários:

ladyneide disse...

Muiiito bom, Paulo!
Adoreiii o artigo. *_*


Abraço!