sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ESCOLHA AS TRÊS MELHORES BANDAS DO ROCK BRASILEIRO DOS ANOS 80


HEI ANOS 80...


Foi uma década de ouro para o pop rock brasileiro. Os Anos 80 deixaram muitas saudades. Tempo riquíssimo em termos de música jovem. Além das feras já consagradas como Raul Seixas, Erasmo Carlos, Rita Lee, Tim Maia, Baby e Pepeu, A Cor do Som, As Frenéticas surgiram outras como Lobão, Marina, Léo Jaime, Fausto Fawcett e Lulu Santos. E mais uma penca de bandas que pipocavam de vários cantos do país.

Aconteceu até um megaevento, a 1ª edição do Rock in Rio em 1985 dando palco, holofotes e visibilidade a muitas bandas de qualidade. Cada uma com o seu estilo, com a sua pegada própria. Da Bahia o Camisa de Vênus com sua postura ácida, letras fortes, contundentes, polêmicas, metendo o dedo na ferida inclusive do próprio show busines. Assim como a maior fonte de inspiração do grupo, o Pai do Rock brasileiro e também baiano da gema Raul Seixas-, não esteve presente por vontade própria - e claro, dos organizadores - no grande acontecimento da Cidade do Rock.

Do Rio de Janeiro surgiram a teatral Blitz e a linguagem carioca agradável do Barão Vermelho, além da suavidade do Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. De São Paulo a bem humorada Ultraje a Rigor e a supercriativa e eclética Titãs. Brasília surpreendeu a todos ao revelar de uma só tacada Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana.

Tinha grupo para todos os gostos, o cardápio variado ainda oferecia atrações como Magazine do caricato Kid Vinil, RPM, Heróis da Resistência, Rádio Táxi, Zero, Engenheiros do Havaí, Ira! e o punk metal do paulistano Ratos de Porão do João Gordo hoje estrela do casting da MTV, coisa antes inimaginável.

Quando relembramos tudo isso, constatamos tristes de como empobreceu a cena musical e cultural no Brasil.
Para matar saudades, vamos aqui na nossa enquete escolher as três bandas dessa época que você mais gostava e que continua gostando, pois para a música, os efeitos do tempo - esse devastador muitas vezes cruel e canalha - não existem.

Votem e para relembrar essa época legal, coloquem no MP3 ou MP4 ou na velha e boa vitrola rodadora de bolachões de vinis - que estão de novo na moda - bem alto, o bom som dessa turma que fez história...

3 comentários:

ladyneide disse...

Bela lembrança, Paulo!
Concordo com vc, música boa não tem idade e nem data de validade,rs!
Não querendo ser saudosista, mas SENDO... Bons tempos!!!! (:

Paulo, vc esqueceu da "Menina Veneno" do Ritchie,com extraordinário sucesso, vendeu mais de um milhão de cópias naquele ano(83).Inclusive, o 'gringo' se apresentou no "Globo de Ouro" cantando o seu clássico já estouradíssimo nas rádios! (:

* Já votei nas minhas 3 (só?!) Bandas Favoritas!!!
- Barão Vermelho
- Paralamas
- Capital Inicial


P.S.: Seu Blog é tuuuudo de muiiito bom!!! *----*

Carinhoso abraço!

BLOG DO PAULO GOMES BLOG disse...

Pois é Neide, não dá pra citar tudo e todos, teve muita coisa significativa. Mas penso que em termos de bandas, citamos as mais marcantes.
Obrigado pelo carinho e pela fidelidade ao nosso Blog. É pensando em pessoas como você que tenho o maior prazer em continuar prodizindo essa nossa página na internet.
ALIÁS FALANDO NISSO, DEIXO O CONVITE PARA QUE VOCÊ TAMBÉM VISITE O NOSSO www.esquizoidesurbanus.blogspot.com
TEM POSTAGENS NOVAS LÁ COMO O MEU POEMA 'TIPO ESTEROTIPADO'. CONFIRA DEPOIS. Um beijão!

Isaleao disse...

Tempos bons com tantas bandas, cantores e cantoras, músicas ótimas...
Até hoje quando ouço uma música desse tempo volto a um passado que só me traz coisa boa, lembranças de momentos e pessoas inesquecíveis como vc Paulo.
Bjs amigo querido.