quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Crônica




MENSAGEM DE NATAL

MUDANÇA


Paulo Gomes
É tempo de mudança! Cada vez mais sentimos isso nos semblantes, nas falas, nos sonhos, nos desejos das pessoas. Temos um planeta tão bonito e a vida como uma oportunidade de crescimento, presentes maravilhosos de DEUS, que infelizmente não são valorizados pela humanidade.

O nosso irmão maior, ou o maior dos filhos de DEUS, veio estar entre nós, passando a mensagem de que “precisamos cultivar e praticar o AMOR para sermos felizes”. Ele nasceu entre nós, apesar de sua pureza, de sua grandiosidade, de sua LUZ. Nasceu do modo mais humilde, em uma família pobre, porém honrada e honesta. Todo ano nos lembramos disso. Festejamos o NATAL, pensamos um pouco nele, desarmamos temporariamente nossos espíritos. Pelo menos por algumas horas nos confraternizamos, nos harmonizamos, quando nada, com os nossos familiares mais próximos e com os amigos mais queridos.

Mas passada a festa, a data, tudo volta infelizmente ao “normal”. E esse “normal” é formado de coisas como: angústias, atos egoístas, isolamentos, frustrações, impaciência, medos, intolerância, pessimismo, agressividade, ganância, provocações, preconceitos, acomodação, ciúmes, preguiça, vinganças.... Chegou o tempo de pensarmos que Natal é o ano todo, a vida toda. Que precisamos dar dimensão e importância a coisas consideradas pequenas, simples e diminuirmos a que equivocadamente são tidas como as mais importantes. É preciso valorizar o sorriso, a família, os amigos, uma caminhada na praia, um bom papo, a sabedoria dos idosos, o nosso trabalho e capacidade de trabalhar, o canto e o vôo dos pássaros, a simplicidade das crianças, a nossa saúde perfeita, o lar que nos abriga, uma saudação simples como “muito obrigado” e “como vai você ?”, o colorido das flores, o ensinamento aprendido em um livro ou numa aula do professor, a luz do Sol, um abraço de mãe, um beijo de pai, um conselho de irmão, o dormir e acordar em paz, o pão seja ele qual for, na mesa de refeição.

É fundamental exercitar o perdão, cultivar os sonhos, renovar ás esperanças, praticar a caridade não só a material, mas principalmente a espiritual, orando até pelos que não nos são tão simpáticos e ter a fé como combustível pra enfrentar o novo dia. Ah... é preciso sorrir, ter alegria. Isso rejuvenesce a alma, faz bem a saúde. Por falar nela, é importante cuidar do corpo, essa máquina fantástica que Deus nos deu. Não o contamine comendo coisas que não fazem bem, nem se “enferrujando” no ócio e na preguiça e nem lendo, ouvindo e vendo coisas que não acrescentam nada de positivo. É preciso cuidar bem da mente. Corra, ande, nade, caminhe e coma alimentos saudáveis. Ore, medite e pense e deseje coisas agradáveis, legais, construtivas.

É preciso rever, repensar tudo isso. Driblar e eliminar os problemas e valorizar e exercitar as coisas boas, que nos levam a uma vida PLENA e FELIZ! Isso é valorizar a benção maior que Deus nos deu: A NOSSA VIDA! A mágica de estarmos vivos e de existirmos! É preciso mais que nunca, manter o espírito natalino sempre. É fundamental lembrarmos o tempo todo do aniversariante e não apenas no NATAL como festa do seu aniversário. O presente que ele quer ganhar com certeza, é a sua MUDANÇA e CRESCIMENTO. CHEGOU A HORA DE MUDAR PRA SER FELIZ!

15.11.04

3 comentários:

Anônimo disse...

Paulo!!
Passei em uma rápida visita e como gostei do blog voltarei com mais tempo para ler tudo e comentar também.
Feliz Ano Novo!
Abraços

Ana Clécia De Carvalho

Camila Cintra disse...

Muito bem dito!!! Concordo em gênero, numero e grau!! Desejo um Feliz Natal bem atrasado e um 2009 virado na zorra!!! Cheio de coisas boas, boas notícias e td mais o que desejares!

PAULO GOMES disse...

Obrigado Camilinha e Anita. Um grande beijo eum ótimo Ano Novo pra vocês.