sexta-feira, 27 de março de 2009

Tubo do Tempo

'BALANCÊ' & 'PERDIDOS NA NOITE'

Nos anos 80 existia nas noites de sábado um programa de TV divertido, inteligente e surpreendente. Era o "Perdidos na Noite". Nascido no rádio com o nome de "Balancê", o projeto foi levado e adaptado para a televisão numa sugestão do repórter Goulart de Andrade.

Na Rádio Excelsior de São Paulo era apresentado ao meio-dia sob o comando de Osmar Santos e Juarez Soares com a participação dos humoristas, craques da imitações Tatá e Escova (Nelson Tatá Alexandre e Carlos Roberto Isaías "Escova"). Nas viagens de Osmar e Juarez a apresentação ficava a cargo do repórter Fausto Silva.

Na TV, o titular da apresentação ficou sendo o Faustão. O clima era o mesmo: um auditório repleto de estudantes, donas-de-casa, office-boys, jovens em geral, muita bagunça, clima de descontração, atrações inusitadas e bizarras, artistas e personalidades bem à vontade e muita improvisação para encobrir a precariedade de estrutura. Pois era exatamente a deficiência, a força do programa. A geléia geral, a zona era formada a partir disso.

Foi um sucesso. Inicialmente era transmitido apenas para São Paulo por emissoras de menor audiência e alcance como as TV's Gazeta e Record (ainda na fase Pré-IURD), conquistou posteriormente todo o público do país quando passaou a ser transmitido em rede nacional pela Bandeirantes.
A época era de redemocratização do país, e o programa era uma das trincheiras dessa causa, usando bom humor, irreverência e inteligência nas entrevistas e críticas. Tudo gravado ao vivo sem cortes, com o clima quente e a energia positiva e jovial da platéia do Teatro Záccaro.
Que saudades ...

Aqui um pouco desses dois programões que deixaram muitas saudades e a prova de que é possível termos vida inteligente na TV aberta.


0 comentários: