quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Show da Natureza - Tucanos (os bons) Invadem Araxá-MG


CASAL DE TUCANOS FAZ SUCESSO EM MINAS!

UM CASAL DE TUCANOS CONQUISTA MORADORES E VIRA ATRAÇÃO EM UMA CIDADE DO INTERIOR MINEIRO

Augusto Medeiros - Araxá, MG - JORNAL HOJE - GLOBO.COM
Os moradores de Araxá-MG têm como vizinhos um casal de tucanos. Eles não são nada silenciosos, mas bem fáceis de conviver. O casal de bicudos hoje é atração na cidade. “Uma beleza, não amola ninguém se todos vizinhos fosse assim tava bom”, diz um senhor. A árvore onde eles moram fica no estacionamento do estádio de futebol de Araxá.

Os tucanos adoram explorar os carros. “Ele fica no retrovisor aqui se olhando, bicando o retrovisor e não ataca ninguém também”, diz uma senhora. Eles só encrencam com os pássaros que se aproximam demais do ninho. Os tucanos se mudaram para Araxá há um ano e, apesar da movimentação e do barulho do trânsito, esta é a segunda ninhada que eles têm nesse buraco de árvore.

No ano passado, foram quatro filhotes. Agora, são dois. Os tucanos são mestres em roubar ovos. Os filhotes estão sempre com fome. Eles ficam no ninho de 40 a 50 dias, até aprender a voar. Nessa fase, o casal se reveza. Um toma conta da casa. O outro sai em busca de comida, mas de vez em quando arranja um tempinho pra acompanhar o jogo no estádio.

Quem conhece ave garante que o casal se mudou pra lá por que quase não existe mais mata na cidade. Hoje, o tucano é um pássaro tão raro que ter um casal como vizinho virou um privilégio. “De uns 30 anos pra cá o pessoal trocou as armas que antes caçava e era o hobby preferido pelas câmeras fotográficas pelos celulares registrando situações iguais a essas que a gente tem oportunidade de ver aqui nesse momento”, diz Adilson Oliveira, biólogo. Os dois filhotes que aparecem na reportagem devem permanecer no ninho por pelo menos mais um mês e a família de tucanos conta agora com os cuidados de biólogos.

PARA VER O VÍDEO CLIQUE NO LINK ABAIXO :
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1364734-16022,00-CASAL+DE+TUCANOS+FAZ+SUCESSO+EM+MG.html

1 comentários:

ladyneide disse...

Ahhh, eu assistí... que graaaça!!!
Fiquei encantada, com a urbanização dos tucanos. Tão natural, que dispensa licitação pública.(: