sábado, 20 de setembro de 2008











É MENTIRA, CHICO?

O Mestre Chico Anysio merece todas as homenagens possíveis.
E esse livro sensacional organizado por outro Mestre, o Ziraldo,
é obrigatório para os fãs terem para sempre um registro do extraordinário
talento desse Gênio do humor brasileiro. Comprei e posso aqui atestar que
vale a pena ter essa obra, essa justíssima homenagem ao Chico.

É Mentira, Chico? (Editora Resultado, 192 páginas), é uma enciclopédia ilustrada que apresenta 77 personagens de Chico Anysio que o artista conseguiu resgatar da memória.
Com impagavéis caricaturas e perfis de cada um deles como nome completo, local de nascimento, profissão, ETC. É que Chico afirma que quando cria um personagem mergulha em todo o universo dele: perfil psicológico e social, a família, enfim tudo que faz parte do Mundo Real. É capaz até de dizer o time que cada um deles torce, o Partido que vota, ETC. Coisas de Gênio.

O livro é uma idéia antiga de Ziraldo, que fez todo o projeto editorial de É Mentira, Chico? e contou com a ajuda de Ricky Goodwin (curador da publicação) para sortear os 40 cartunistas brasileiros - entre eles Aroeira, Cárcamo e os irmãos Chico e Paulo Caruso - que produziram charges e caricaturas para os textos biográficos dos personagens.

Ziraldo escreveu a introdução, desenhou o Professor Raymundo (uma das mais famosas criações de Chico Anysio) e ilustrou a capa - a mesma do livro É Mentira, Terta?, de 1973, cujo nome é uma referência ao bordão do velho Pantaleão, contumaz contador de histórias exageradas.

É Mentira, Chico? já se encontra à venda nas livrarias do Brasil ao preço sugerido de R$ 79,00. Todos os direitos autorais do livro foram doados à entidade filantrópica Retiro dos Artistas, do Rio de Janeiro.

0 comentários: