domingo, 4 de janeiro de 2009

Cinema - A Grande Injustiça que Cometi











UM FILMAÇO ESQUECIDO POR MIM NA LISTA DOS MELHORES...

O QUE É ISSO COMPANHEIRO?...

Amigos, cometi uma grave injustiça ao realizar a mais recente enquete aqui do Blog que encerra-se hoje domingo dia 04 de janeiro. Ao listar grandes filmes brasileiros de todos os tempos para que vocês escolhessem os três que mais gostaram de ver, cometi o desatino de não incluir na relação, o excelente O Que É Isso, Companheiro? (filme) de Bruno Barreto.
O filme baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira. conta uma das histórias mais interessantes do periódo da ditadura militar brasileira iniciada nos anos 60: o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick realizado por jovens militantes do MR-8 (Movimento Revolucionário 08 de Outubro) e ALN (Ação Libertadora Nacional.) grupos revolucionários de esquerda que lutaram contra a repressão militar brasileira. O próprio Gabeira teve a brilhante idéia do sequestro que serviu para denunciar a existência das torturas e assassinatos cometidas nos porões da Ditadura e como troca da liberdade de 15 militantes de esquerda que estavam sob o poder da repressão do Governo Militar.

Para o meu 'castigo' o filme foi exibido mais uma vez ontem no Canal Brasil e eu o assisti mais uma vez, constatando o alto nível do trabalho e o meu grande vacilo ao esquecer de colocá-lo na enquete. A direção é extraordinária de Bruno Barreto e atuação é soberba de todo o elenco: Pedro Cardoso (no papel de Fernando Gabeira), além de Fernandinha Torres, Claudinha Abreu, Luis Fernando Guimarães, Matheus Nachtergaele e o saudoso Nelson Dantas.

Filmaço que merece e precisa ser visto por aqueles que necessitam conhecer melhor a história do nosso país. Esse tem selo de qualidade. Como diria o seu Creysson:
"Esse eu agarantio!"




1 comentários:

.brunotopazio disse...

aeeeee!!!

Sabia que faltava algum.

Hehehe!

Abraço meu velho!