domingo, 28 de dezembro de 2008

Cultura








CINE GLAUBER ROCHA
É REINAUGURADO DE CARA NOVA
Dez anos depois que foi fechado o Cine Glauber Rocha de Salvador que originalmente se chamou Cinema Guarany voltou a funcionar. Reinaugurado no último dia 16 como Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha . O prédio que fica localizado em uma dos maiores cartões postais de Salvador - a Praça Castro Alves-, pertence ao Governo da Bahia e foi arrendado por 15 anos ao projeto Artplex (espécie de multiplex voltado para os filmes de arte e que faz sucesso em São Paulo há 15 anos).

Desde o último dia 19 o público passou a desfrutar de selecionadíssimos filmes nas quatro modernas salas com capacidade para 800 espectadores. O novo Complexo de Arte contará com projetores de última geraçãoque exibirão filmes digitais e de película 35mm.
Um dado importante é que a rosácea criada pelo designer Rogério Duarte para o cartaz do filme "Deus e o diabo na terra do sol" (1964), de Glauber, que ficava na entrada do antigo Cine Glauber Rocha, permanece no projeto atual. Como a versão original foi demolida, ela foi redesenhada por Rogério e ganhou vida através do famoso artista plástico baiano Bel Borba conhecido pelos seus famosos mosaicos. Os índios de Carybé, que tambpem faziam parte do antigo cinema, foram devidamente restaurados e fazem parte da cena atual.
Cláudio Marques, idealizador e coordenador do projeto, conta que a idéia começou de forma tímida. Da concepção inicial ao início da reforma passaram-se mais de oito anos. As obras duraram dois anos e meio e trouxeram novidades e modernidade ao local.
O novo prédio abriga quatro salas de cinema com um total de 630 lugares, um café, a livraria Galeria do Livro,um restaurante e um espaço para exposições fotográficas que ficará aos cuidados do Instituto Moreira Sales.

O projeto que custou cerca de R$ 6 milhões tem patrocínio do Unibanco através da Lei do Audiovisual da Ancine (Agência Nacional do Cinema), financiamento do Banco do Nordeste e também utilizou recursos próprios dos sócios. O Ministério da Cultura apoiou desde o início a revitalização deste importante centro cultural. O projeto de reforma foi aprovado pelo departamento do Patrimônio Histórico do Iphan/Bahia e teve apoio da Agência Nacional do Cinema do Ministério da Cultura (Ancine/MinC) para a aquisição dos equipamentos tecnológicos das salas de cinema. O projeto também contou com patrocínio do Banco Itaú.


Nas primeiras semanas de funcionamento as salas do novo Glauber serão dedicadas especialmente, mas não exclusivamente, aos filmes de arte e à produção nacional e baiana. No dia 16, foram exibidas as imagens da cópia restaurada de "O Dragão da maldade contra o santo guerreiro" (1969), segundo longa de Glauber Rocha .

HISTÓRIA

Fundado em 1919, o Cine Guarany foi por cerca de 70 anos a principal sala de cinema de Salvador. Moderníssimo na época de sua inauguração, era freqüentado pela elite da sociedade baiana. Em 1955, após um período de decadência foi reformado e reinaugurado, quando ganhou o formato do telão retangular e som estéreo. Foi lá a estréia do primeiro longa-metragem do cinema baiano: Redenção (1959), de Roberto Pires.
Anos depois, o Cine Guarany passou por uma nova reforma e foi durante os anos 60 e 70 um dos principais cinemas de Salvador. Em 1981 com a morte de Glauber Rocha, o então governador do estado Antônio Carlos Magalhães resolveu homenagear o cineasta baiano de quem era amigo mudando o nome do cinema de Guarany para Cine Glauber Rocha. Mas o descaso e o abandono, junto com a chegada das modernas salas de shopping, afastaram o grande público e o Cine Glauber foi fechado em 1998.


LINK DO VÍDEO DE UMA REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO:


PARABÉNS A TODOS QUE ESTIVERAM À FRENTE DESSE BELO PROJETO QUE DEVOLVE À TÃO CARENTE VIDA CULTURAL DE SALVADOR UM ESPAÇO DE GRANDE QUALIDADE E IMPORTÂNCIA HISTÓRICA. ESPERAMOS QUE EM BREVE O MESMO SEJA FEITO COM A PRÓPRIA PRAÇA CASTRO ALVES ONDE LOCALIZA-SE O CINEMA, QUE AO LONGO DOS ANOS VEM SENDO MARGINALIZADA NO CARNAVAL BAIANO. LOGO ELA QUE DURANTE MUITO TEMPO, FOI O SEU PRINCIPAL CENÁRIO E PALCO.
OUTRA EXCELENTE MATÉRIA SOBRE O CINE GLAUBER ROCHA E SOBRE OS OUTROS CINEMAS QUE FORAM FECHADOS EM SALVADOR QUE VALE A PENA SER LIDA, FOI
PUBLICADA NO JORNAL CORREIO DA BAHIA DO DIA 08 DE DEZEMBRO.
CLIQUEM NO LINK ABAIXO E CONFIRAM:

0 comentários: