sábado, 22 de novembro de 2008

A BUFFA! - O Jornal que bota pra feder!!


Em 1988 eu e meu amigo Léon Danon Neto -
criamos no colégio em que estudávamos em Salvador - o Raphael Serravalle - uma publicação de humor cáustico e anárquico:A Buffa, o que bota pra feder! (clique na foto ao lado para ver ampliada a capa do histórico nº 01).
De fato causou um impacto semelhante a um fedido pum - essa era exatamente a nossa intenção, daí a escolha desse nome e da logomarca que trazia sempre uma mulher com o buzanfã pra cima de onde saia a manchete principal em formato de nuvenzinha de bufa usada nas histórias em quadrinho (foto).
Os editores fictícios desse pasquim serravaliano eram Cacá Stallone e Víktor Vava-vum, evidentemente pseudônimos que escolhemos para 'não dar na pinta' que era a dupla Paulo Gomes e Lèon Danon, respetivamente presidente e diretor de imprensa do Grêmio os soltadores daquela fedida bufa. Claro que o recurso foi ridículo, pois ninguém mais na escola fazia aquele tipo de trabalho. O meu texto e os desenhos de Léon , vulgo Pato Manco, eram por demais manjados. Quase deu polícia, pois a diretora da escola que nos adorava, ficou revoltadíssima. Ela não entendeu a coisa, pensou que nosso objetivo fosse sórdido, coisa que não era mesmo!

Queríamos sim, era sacudir a escola em todos os sentidos, motivando a galera
-superalienada diga-se de passagem- a despertar e ter uma atitude. E também colocar pra fora a nossa - modéstia à parte-, latente criatividade.

As seções eram:

PELO AVESSO - Perfil especial dos personagens do colégio

BOLA MURCHA - Escrita por Raimundo Variola e Ivãn Pedra

CRUZ CREDO - Espaço religioso e ecumênico de responsabilidade de Pastor Alemão (evangélico), Maria Padilha (macumba), Divaldo Franco Favorito (kardecista)

DESCALABRO - Foto bizarra e ácida que ilustrava grandes fatos e sacanagens

IMPRESSA MARROM - Fofocas e maldades de Carlos Canalha Imperial

SEX'ÓRGIA -Nelsimar Putinho e Dra. Suzana Clitóris

UM CHUTE NO SACO - Coluna Punk escrita pelos Punks Pirrony e Mêyo

SURUBA DO SALOMÃO - Coluna cultural Wally 'Gaytor' Salomão


No primeiro capítulo dessa série review vamos publicar a coluna CRUZ CREDO. Que coloco na postagem logo abaixo.
CLIQUEM NA ILUSTRAÇÃO ACIMA PARA VEREM A CAPA DA HISTÓRICA EDIÇÃO DO NÚMERO 01 DA BUFFA.

0 comentários: