sexta-feira, 28 de novembro de 2008

InTeRnEt@NdO - Virgula.com.br






Por Gabriela Rassy

O escritor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998, José Saramago, escolheu mais uma vez o Brasil para o lançamento de seu novo livro A Viagem do Elefante. Nesta quinta-feira (27), no Sesc Pinheiros, o lançamento oficial contou com a participação da atriz Sandra Corveloni, que leu um trecho da obra.

“Não sei se será o melhor, mas certamente não é o pior”, disse Saramago sobre A Viagem do Elefante. “É o livro mais jovial, mais divertido que já escrevi”, disse o escritor que acaba de se recuperar de uma séria doença respiratória.

Em um breve discurso sobre seu livro, sua doença e sobre a vida, José Saramago se mostrou confiante de ter realizado mais um bom trabalho e tranquilo com sua recuperação.

A Viagem do Elefante é uma idéia que ele teve há mais de dez anos, quando entrou por acaso num restaurante chamado O Elefante, em Salzburgo, na Áustria. Lá ele conheceu a história de um elefante que, para satisfazer a vontade de um rei e de um arquiduque, teve que cruzar boa parte da Europa.

Ao chegar ao seu destino, o verdadeiro elefante teve um trágico fim: suas pernas foram transformadas em apoiador de guarda-chuva. “O elefante deve sua existência literária ao seu fim”, disse Saramago.


Exposição

Amanhã será aberta a mostra ""José Saramago: A Consistência dos Sonhos"", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Com cerca de 500 documentos oficiais, a mostra homenageia o escritor.

Serviço

Data: até 15 de fevereiro
Local: Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201 - Pinheiros
Tel: 11 2245-1900
Horário: De 3.ª a dom., das 11h às 20h.
Preço: Grátis

0 comentários: