sexta-feira, 28 de novembro de 2008

iNtErNeT@nDo - Globo.com


TÁ BONITO ISSO SR. LUÍS INÁCIO?...

Floresta amazônica perdeu 11.968 km² em um ano!

Área é 3,8% maior que a registrada no período anterior.Segundo diretor do instituto, dado aponta estabilização do desmatamento.

Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em São José dos Campos
http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL882328-16052,00-FLORESTA+AMAZONICA+PERDEU+KM+EM+UM+ANO+APONTA+INPE.html


Amazônia Legal sofreu um desmatamento de 11.968 km² entre agosto de 2007 e julho de 2008, segundo dados do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (28).
O dado aponta um crescimento de 3,8% em relação ao período anterior (agosto de 2006 a julho de 2007), quando o instituto registrou 11.532 km² de devastação. A margem de erro da medição, contudo, é de 5% para cima ou para baixo. "Estatisticamente, estamos no mesmo patamar de 2007”, afirmou o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, que interpreta dos dados como uma estabilização do ritmo de devastação.


Anual, o Prodes é o sistema mais detalhado de monitoramento de desmatamento. A área medida se refere somente ao desmatamento por corte raso, ou seja, o estágio final de devastação em que o solo já foi tomado por vegetação de pastagem.
O diretor se mostrou satisfeito com o resultado, pois a expectativa era de um aumento da devastação. “Temos motivos para ficar aliviados por o desmatamento ter se estabilizado”, afirmou Câmara.


Queimadas
O monitoramento de queimadas, outro sistema do Inpe, dava fortes indicativos desse possível aumento, pois, na comparação dos períodos de agosto de 2006 a julho de 2007 e agosto de 2007 a julho de 2008, houve crescimento de mais de 50% na quantidade de focos de incêndio florestal na região.
As queimadas, explicou Câmara, são um sinal de degradação da floresta que pode resultar em corte raso. “Havia uma tendência de recrudescimento do desmatamento que não aconteceu por uma combinação de medidas coercitivas do governo e pressões de mercado”, analisou o diretor do Inpe. Ele alertou, no entanto, que a suspensão de medidas que coíbem o desflorestamento permitirão que seu ritmo volte a se acelerar. "Nós medimos a temperatura do paciente, mas isso não quer dizer que ele tenha saído da UTI", comparou.


Na análise por estado, o Pará aparece como campeão de desmatamento, com 5.180 km² perdidos. Ainda assim, em comparação com os dados 2006-2007, quando se registraram 5.425 km², houve uma redução de 4,5% (leia mais sobre o desmatamento nos estados).
O Prodes faz o processamento digital e visual de imagens do sistema Landsat (da Nasa). Para a produção dos dados divulgados nesta sexta-feira, foram analisadas 85 imagens das áreas onde, no ano anterior, se verificou a ocorrência de 94% do desmatamento. Com base nesses dados o Inpe chegou ao número de 11.968 km² , que deve sofrer, até maio, uma correção dentro da margem de erro de 5%.


UMA VERGONHA! NESSE RITMO PERDEREMOS EM POUQUÍSSIMO TEMPO ESSA GRANDE RIQUEZA DO NOSSO PAÍS. UM GOVERNO INCOMPETENTE PARA COIBIR A AÇÃO DE MADEREIROS, LATIFUNDIÁRIOS, GARIMPEIROS E OUTROS CANALHAS QUE PASSAM POR CIMA DE TUDO COM SUAS TARAS INSACIÁVEIS POR DINHEIRO!
DE ONDE ESTIVER AGORA O QUE O COMPANHEIRO CHICO MENDES DEVE ESTAR ACHANDO DO COMPANHEIRO LULA?...

0 comentários: