sábado, 8 de novembro de 2008

Tem Bol@ n@ Rede

futpédia a memória do futebol brasileiro

GLOBOESPORTE.COM lança a Futpédia
Enciclopédia virtual reúne dados históricos do Campeonato Brasileiro. Internautas vão poder colaborar no conteúdo



Qual o time que venceu mais partidas no Campeonato Brasileiro? Qual o jogador que mais atuou pelo seu clube na principal competição do futebol nacional? Qual a data daquele jogo que marcou a sua infância? Essas e muitas outras perguntas poderão ser respondidas na Futpédia, enciclopédia virtual lançada nesta quinta-feira pelo GLOBOESPORTE.COM.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A FUTPÉDIA Na primeira fase, o fã de futebol poderá consultar na Futpédia todos as partidas dos Campeonatos Brasileiros de 1971 a 2007. Em uma segunda etapa, no próximo ano, a base passará a contar com dados completos do Nacional-2008 e outras informações consolidadas, como listas de artilheiros e de goleiros menos vazados. E passará a apresentar números de todas as edições da Copa do Brasil (1989 a 2008), do Campeonato Paulista (1902 a 2008) e do Campeonato Carioca (1906 a 2008). - O objetivo é que a Futpédia se torne uma referência, esclareça dúvidas dos torcedores, resolva discussões sobre futebol. Ela tem a vantagem de reunir em um só lugar informações históricas que muitas vezes são inacessíveis ou que até desapareceram com o tempo - diz Newton Fleury, gerente de desenvolvimento do GLOBOESPORTE.COM. Para Newton Fleury, a Futpédia é mais um instrumento de preservação da memória esportiva do país, cujo movimento ganhou força neste ano com a inauguração do Museu do Futebol no estádio do Pacaembu (SP). A enciclopédia virtual também permitirá, em uma fase mais avançada, ainda em 2009, a participação efetiva dos aficionados pelo futebol, que poderão colaborar no conteúdo, com perfis dos jogadores, descrição de partidas históricas e até publicar imagens, como fotos antigas do esporte e outros itens de memorabilia. Vídeos também serão disponibilizados. Os usuários poderão ainda indicar os maiores ídolos do esporte mais popular do país e destacar jogos que marcaram sua vida. - O internauta poderá colaborar com seu testemunho, sua opinião, revelando o lado emocional do futebol. Ele poderá ajudar a escrever junto com outros torcedores, por exemplo, a história do seu clube ou a biografia de um jogador. Ser autor de resenhas sobre determinado jogo. E contribuir para identificar os atletas e partidas mais relevantes da história do futebol brasileiro - afirma Alexandre Moreno, coordenador de produto do GLOBOESPORTE.COM.

- A Futpédia apresenta 13.628 jogos, 12.675 jogadores e 127 times que disputaram todas as 37 edições do Campeonato Brasileiro até 2007. Você pode fazer buscas e encontrar qualquer partida, jogador ou time que tenha participado do Brasileirão - afirma o jornalista Gustavo Poli, editor-chefe do GLOBOESPORTE.COM.

Clique e conheça a Futpédia


1 comentários:

LEON DANON disse...

pAULÃO, FIZ UM ESBOÇO DA MORCA DO JORNAL A BUFFA. VEJA SE FICOU LEGAL.
Abraços.
Leon