sábado, 29 de novembro de 2008

Dica - Revista Caros Amigos 'A Direita no Brasil'


A revista Caros Amigos lançou em dezembro de 2005 a edição especial 'A DIREITA NO BRASIL'.
vejam abaixo o resumo do que encontram nesse trabalho espetacular que foi relançado recentemente e que pode ser comprado nas bancas ou no site da publicação:
http://carosamigos.terra.com.br/


A direita brasileira é uma das mais espertas do mundo, porque entregou a pesquisa universitária à esquerda, para que esta estudasse os movimentos populares e assim ela ficaria bem informada – enquanto praticamente não há quem estude a própria direita e as elites em geral”.

Partindo desta análise, feita pelo jornalista da equipe de Caros Amigos, Renato Pompeu, nasce esta edição especial, que busca identificar, definir e analisar a ideologia direitista em diversas áreas:

Na política: um artigo de Caio Navarro de Toledo, professor de Ciência Política da Unicamp, discute o porquê do pensamento político contemporâneo insistir na “negação da validade da distinção entre esquerda e direita”. Navarro provoca: “como sagazmente observou o paraibano Suassuna, aquele que, enfaticamente, proclama o anacronismo das noções de esquerda e de direita, ‘normalmente é de direita’”. E Marina Amaral investiga o papel da direita na política nacional, na reportagem As Faces do Neoliberalismo.

Na economia: Luiz Gonzaga Beluzzo analisa as medidas e conseqüências da política econômica de direita ao longo da história, e o repórter João de Barros apresenta a grande reserva moral do capitalismo – o mercado, ícone da direita.

Na educação: o artigo do professor João dos Reis, do Departamento de Educação da UFSCar resume como, historicamente, a lógica mercantil foi sendo inserida nas diretrizes educacionais do país, e Natalia Viana apresenta as maiores universidades privadas do país e seus donos: “o ensino superior no país acabou virando mercadoria da maior lucratividade”.

Na mídia: o jornalista José Arbex Jr. declara: “A imprensa é o mais sério e conseqüente partido da burguesia. Se a genial constatação feita por Antonio Gramsci tem validade universal, no Brasil ela assume contornos bem mais dramáticos”, e Marcelo Salles conta a história política das Organizações Globo.

Na justiça: o cientista político Andrei Koerner, professor da Unicamp, analisa o “direito da direita”, no qual “princípios e objetivos são omitidos ou manifestados de maneira seletiva”. O repórter Thiago Domenici analisa o judiciário brasileiro a partir de um relatório da ONU que o classificou como “lento, com tendência ao nepotismo, machista e pouco acessível à população carente”.

Nas Forças Armadas: Natalia Viana e Diogo Ruic apresentam o “conservadorismo das Forças Armadas”, e a professora e pesquisadora da Unesp Suzeley Kalil Mathias defende que “a mentalidade militar hoje é ‘de direita’ pois busca nas antigas práticas e vivências construir o caminho para o futuro”.


Na religião: Marcos Zibordi discute a “intensa e explícita aproximação entre política institucional e religião” e a pesquisadora da Universidade de Chicago Simone Bohn analisa a suposta relação entre religiões evangélicas e fortalecimento da direita na política.E ainda: - Entre o ódio e o orgulho: Andrea Dip fala sobre as organizações da extrema-direita;- Gilberto Felisberto Vasconcellos fala sobre nacionalismo;- Os psicanalistas Antonio Lancetti e Heid Tabacof colocam o conservadorismo no divã.

0 comentários: