sábado, 29 de novembro de 2008

Editorial da edição especial de Caros Amigos A DIREITA NO BRASIL


DIREITA, EU?


O direitista não se reconhece como tal. Embora seja facilmente identificável, ele se considera centrista, alardeando que a virtude está no meio, aproveitando-se de uma certa tirada aristotélica. Seus atos e convicções, porém, são inocultáveis. Ele tem certeza que jamais existirá - nem ele aceitaria - a distribuição da riqueza entre os homens, por mais que ela tenha resultado do trabalho de todos. Se tiver de optar entre a construção de um presídio e de uma escola, ele escolherá a primeira proposta, porque acredita piamente que os desvios de conduta são originados do DNA da pessoa e não do meio em que foi obrigada a viver. Ele acha que o povo é burro, que a maioria é incompetente e por isso não "subiu" na vida. Que povo tem cheiro!
Direitos humanos, justiça social, distribuição de renda são balelas, conversa mole dessa raça que se nega a entender que o socialismo está morto, as ideologias estão mortas. Assim como foi decretado por um pensador norte-americano o fim da história, com o triunfo definitivo da democracia liberal ocidental, baseada na propriedade privada e no mercado...

Os conceitos da direita e esquerda na política foram usados pela primeira vez na França, logo após a Revolução de 1789. Cosnta que por acaso. É que, convocada a Assembléia nacional Constituinte para criar as novas instituições, os antigos nobres, conservadores e reacionários ocuparam os assentos à direita do presidente das sessões. À esquerda sentaram-se os revolucionários republicanos. E no centro os burgueses liberais.

No Brasil, "o conceito de direita começou a ser utilizado na virada do Império para a República, particularmente entre os segmentos que começavam a se identificar com o socialismo e que, portanto, se reivindicavam de esquerda",conforme o professor de história Francisco carlos Martinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ele é um dos pouquíssimos estudiosos da direita no Brasil, pois també, ou por isso mesmo, não se acha literatura específica nem conseguimos encontrar um estudioso que aceitasse escrever um artigo para esta edição especial a respeito do tema. O que despertou em nosso secretário de redação, Renato Pompeu, a observação pertinente: "A direita brasileira é uma das mais espertas do mundo, porque entregou a pesquisa universitária à esquerda, para que esta estudasse os movimentos populares e assim ela ficaria bem informada - enquanto praticaticamente não há quem estude a própria direita e as elites em geral".


EM 1990 ESCREVI O SEGUINTE POEMA QUE FAZ PARTE DO LIVRO '
HECATOMBE,A DIMENSÃO ESPATIFADA!' (PAULO GOMES)


IDÉIAS SOBRE DIREITA E ESQUERDA

SE O COMUNISTA COME CRIANCINHAS,
O CAPITALISTA, CAPA
O CARA DE ESQUERDA, É PROCURADO
PELAS MULHERES E TRANSA
O CARA DE DIREITA, QUANDO QUER TRANSAR,
PODE ATÉ ESCOLHER, MAS TEM QUE PAGAR
O CARA DE ESQUERDA PODE SE TORNAR
ANARQUISTA
O CARA DE DIREITA, NAZISTA
O CARA DE ESQUERDA, PODE SER VEGETARIANO
O DE DIREITA, É CARNÍVORO INVETERADO

O CARA DE DIREITA É HEBE CAMARGO
O DE ESQUERDA TV PIRATA
O CARA DE ESQUERDA LÊ LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO
O CARA DE DIREITA, LAIR RIBEIRO
O CARA DE ESQUERDA ADORA “O PASQUIM”
O CARA DE DIREITA, “QUATRO RODAS”
O DE ESQUERDA É FÃ DE CHICO BUARQUE
O DE DIREITA DE AGNALDO TIMÓTEO
O DE ESQUERDA GOSTAVA DO CHACRINHA
O DE DIREITA DO FLÁVIO CAVALCANTI
O CARA DE ESQUERDA É CHEGADO A UM ROCK AND ROOL
O DE DIREITA A SERTENEJA MUSIC

O CARA DE DIREITA, ACHA O MÁXIMO
ALEXANDRE GARCIA
O DE ESQUERDA, FAUSTO WOLFF
O TIPO EXÓTICO DE ESQUERDA É DARCY RIBEIRO
O DE DIREITA PAULO FRANCIS

O QUE DÁ TESÃO NO CARA DE ESQUERDA,
É O ESTRABISMO DA LUCÉLIA SANTOS,
NO CARA DE DIREITA, A CELULITE DA CLAUDIA RAIA ...

10/12/90

0 comentários: