quarta-feira, 12 de novembro de 2008

internet@ndo


12/11/2008 - 14h53
Procurem outro emprego, sugere "pai" da Wikipédia a vendedores de enciclopédias

FELIPE MAIASARA UHELSKIda Folha Online


O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, aconselhou nesta quarta-feira (12) os vendedores de enciclopédia a "procurar outra coisa para vender". Em 2001, Wales fundou a enciclopédia colaborativa mais famosa do mundo, baseada em um sistema que permite qualquer internauta produzir e alterar conteúdo.

Wales participou da sabatina da Folha em São Paulo. Ele foi entrevistado por Ana Lucia Busch, diretora-executiva da Folha Online, Vinicius Mota, editor de Opinião, Rodolfo Lucena, editor de Informática, e Carlos Kauffmann, gerente do Banco de Dados da Folha. Também respondeu perguntas feitas pela platéia presente no Teatro Folha.
Questionado sobre o que diria a um vendedor de enciclopédias desempregado, Wales titubeou, mas acabou revelando que as enciclopédias realmente perderam espaço com o advento da internet. "Esses livros são limitados, eles só cobrem o que consideram mais importante. A Wikipédia é uma criação nova, muito mais ampla", afirmou.

Durante a entrevista, Wales reconheceu que a Wikipédia tem erros, mas afirmou que isso acontece com todas as outras. "A Wikipédia pode ser uma coisa boa,
desde que os usuários utilizem as informações com critério, diz. "Você não deve apenas copiar o que está ali. Não faz sentido você usar aquilo como única fonte para o seu mestrado, assim como não é uma boa idéia fazer isso com a enciclopédia Britannica."

De acordo com Wales, a própria comunidade se encarrega de preservar o site, atuando para corrigir possíveis erros ou reparar atos de vandalismo. Ele reconheceu que a equipe do site é incapaz de fazer esse trabalho --dado o volume de conteúdo. Ele revelou que a Wikipédia em alemão realiza testes no momento para melhorar o controle de conteúdo, mas não detalhou como funciona o sistema.
O co-fundador da Wikipédia disse ter uma visão "tradicional" sobre o que é uma fonte de dados confiável: jornais, revistas, artigos acadêmicos e publicações universitárias.
No site, os usuários têm acesso a uma lista de quem postou ou alterou um determinado conteúdo --o nome de usuário ou o IP (Internet Protocol) dos internautas ficam disponíveis para consulta. Para evitar que grupos mal intencionados usem o site para fazer propaganda ou difamações, um ex-pirata virtual criou no ano passado uma ferramenta chamada
WikiScanner, que agrupa os IPs e revela quem são os responsáveis pelas alterações, incluindo empresas.

0 comentários: