quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Minhas Crônicas



A VOLTA DE CRISTO

Paulo Gomes


Desceu a escada rolante do Terminal de ônibus da Lapa* e se assustou quando um fanático invocando o seu nome decretava o veredicto das pessoas que passavam” :
- Ele descerá dos céus com seus anjos e guardiões, que de trombetas apontarão os escolhidos e mandarão para o fogo do inferno àqueles que pecaram e não se arrependeram! E o cheiro de enxofre tomará conta da terra!
Ficou pensativo e apesar do cansaço físico, continuou sua caminhada. Seu objetivo era chegar até a praia ou a algum lugar mais tranqüilo para poder descansar em paz. O dia tinha sido cansativo, estava tonto com o que vira. Nas bancas de revistas quase todas as manchetes, eram torno de um “possível final dos tempos”, profecia tirada do fundo do baú de um velho profeta que andava esquecido, mas que voltara à tona como celebridade, depois do “apadrinhamento fanático” de um estilista francês muito famoso.


As outras manchetes falavam em coisas como CPI do narcotráfico, aumento da violência nos finais de semana, prostituição infantil entrando como atração num cardápio para turistas nesse verão, a milionária festa de reveillon que celebrará a virada do milênio e uma foto pequena mostrando crianças num lixão comendo um pedaço de urubu. Passando por um velho, que empurrava um carrinho de rolimã com garrafas de cafezinho e um rádio ligado bem alto, ainda pôde ouvir :

informamos em edição extraordinária que acaba de ser lido no Vaticano uma nota em conjunto da Igreja Católica, da ONU e da NASA. O documento diz que está confirmada a volta de Jesus Cristo por esses dias aqui na terra ! O dia primeiro de janeiro de 2000 foi o escolhido, não para “Ele” comandar o juízo final como se acreditou durante muito tempo, mas sim para nos visitar em missão de cordialidade para conhecer o atual mundo civilizado ! A confirmação foi feita após serem reveladas as imagens do pouso de um objeto voador bastante luminoso no jardim da Casa Branca, que apareceu e sumiu da mesma maneira estranha. Desse “objeto” saiu uma luz muito clara que no céu escrevia a boa nova !” Diante das impressionantes imagens e da sua repercussão mundial, a Igreja através do seu comando no Vaticano, resolveu finalmente revelar o seu mais importante segredo, guardado a anos: o de que o Cristo voltará no primeiro dia do ano 2000!



Desde então, o planeta foi tomado de uma compreensível expectativa e euforia, e partiu para uma série de preparativos.
os governos dos diversos países começaram a organizar um grande sorteio na sede da ONU nos moldes dos que são feitos para a Copa do Mundo de futebol, para se decidir quem teria a primazia de recepcionar o nosso “mais ilustre visitante de todos os tempos”. Mesmo antes do resultado, o Governo da Bahia confiando que esta sorte “teria que ser sua”, pois “todos os santos e o próprio Senhor, (na visão deles) já moram em Salvador mesmo - mais precisamente na Colina Sagrada do Bonfim-”, mandou em tempo recorde, colocar na nova Praça da Sé, uma réplica fiel da mesa onde ocorreu a última ceia, para fazer, segundo os publicitários Nizan Guanaes e Duda Mendonça (baianos da gema) e contratados a peso de ouro, para “propagandear” o evento, “a primeira ceia, na primeira capital do Brasil e a número 1 no coração do Senhor”, com o óbvio patrocínio da Brahma. Ao invés dos 12 apóstolos, estariam ao lado de Jesus, “os 12 mais” representando a nossa gente :
o Prefeito da cidade, o Governador do Estado, o Arcebispo, o Presidente da República, o Presidente do Tribunal de Justiça, um pastor da Igreja Universal, Bel do Chiclete com Banana
(representando a classe artística), uma filha-de-santo do terreiro de Mãe Menininha do Gantois, o médium-fashion José Medrado
2, o Senador e uma estátua do inesquecível filho do Senador. Pensou-se também em colocar um mendigo para que os descamisados e excluídos também estivessem representados, mas logo se lembrou que “isso era bobagem”... “melhor chamar o Acelino Popó que é o nosso orgulho atual e tá na mídia!” Foi a grita geral.
Na nova Santa Ceia, recheada de baianidade nagô, uma novidade obrigatória : não seria servido o vinho e o pão, mas sim a água de coco com acarajé. O que veio a causar uma tremenda confusão pois contrataram a baiana Dinha3 para fritar o famoso quitute, o que gerou protestos de Cira4 e Regina5 que pediram uma licitação pública para concorrer ao feito. Como não daria tempo para se resolver a questão, a solução encontrada não foi salomônica e sim inovadora, “nenhuma das três, contrata a Dadá6 que também tem a cara da Bahia, é amiga de Luciano do Valle e é citada nos livros de Jorge Amado” ! decidiu a cúpula governista e de marketing. Depois haveria uma “esticada” com o visitante, ao novo Pelourinho para uma saudação dos batuqueiros do Olodum .
O pessoal do carnaval também não perdera tempo. nessa época de vacas magérrimas para não dizer raquíticas da Axé Music, a galera do Asa7, justificando o nome, deu “uma de águia”... Rapidamente elaborou uma estratégia para ter a notável personalidade em cima do seu sensacional trio. Durval Lélis8 compôs em tempo recorde a música que nasceu pra ser o maior estrondo do carnaval, cuja letra explicitamente mostrava a satisfação de ter como “personagem símbolo, tema e gancho para as empreitadas do seu bloco”, a ilustre figura, dizia a pérola :
“ Na dança do barbudinho, dança magro, dança gordinho /
A dança do JC, salva eu salva você ...
Ele multiplicou os peixes e também dobrou os pães /
agora vai encher os nossos bolsos de tostões ...
Na dança do barbudinho, dança magro, dança gordinho /
A dança do JC, salva eu, salva você ...
Hoje ele é o mais querido e ganha fácil de Barrabás /
vai multiplicar á venda de CDs e de abadás ...
(E gritando) “ caiu do céu meu Reeeeeeei” !!!!!


Naturalmente foi vetada pela gravadora que a achou “um pouco comercial demais”, e um desrespeito ao Galileu. Na sua consciência o Durvalino também ouviu algo que julgou ser a voz de Deus, com um timbre parecendo com o do Lombardi do Sílvio Santos que dizia :
“Respeita o meu filho! Moleque!” Teve medo ...
A Rede Globo rapidamente preparava e esperava tê-lo - pois comprara os direitos de transmissão exclusiva, não se sabe na mão de quem, mas isso não importa, segundo o Dr.Roberto Marinho - num megaevento na praça da Apoteose, para um sensacional encontro com o Padre Marcelo Rossi. A apresentação não se sabia ainda se seria do Galvão Bueno ou do Cid Moreira, fazendo uma locução igual a que fizera no CD com a leitura dos Salmos. Os países do Oriente Médio resolveram que interromperiam as guerras “em respeito ao nosso Salvador por... vinte e quatro horas!”

Como o mundial de clubes está marcado para começar no dia 5 de janeiro, a CBF planejava contactar com uma “possível assessoria do Senhor”, tentando a sua participação no jogo de estréia do torneio entre Corinthians e Raja Casablanca de Marrocos no Morumbi, para que ele chegasse de helicóptero e desse o “ponta pé” inicial da partida. Só que antes da idéia ganhar corpo, o governador do Rio Anthony Garotinho e o dirigente vascaíno Eurico Miranda entraram com uma “liminar cautelar preventiva”, reivindicando esse direito para o jogo do Vasco no Maracanã defendendo uma tese muito simples : “Cristo é carioca por natureza, sempre morou no Rio, e de braços abertos!“ O impasse tava criado. Marlene Mattos, planejou com sua comadre e comandada, um especial do “Xuxa Park” para uma participação especialíssima no quadro “Intimidades” para que ele finalmente “contasse direito aquela história com a Maria Madalena” ... E no “Transformação”, onde prometiam cortar o seu cabelo, aparar sua barba, jogar fora as sandálias e roupas longas, para deixá-lo “gatinho”, alá Thiago Lacerda ou Rodrigo Santoro.
- Chega dessa aparência de Raul Seixas! Bradou Marlene.
Vamos revolucionar o visual do JC! Finalizou .
Brasília preparava o encontro “FH não é J, mas também tem C!”
- Cê de corno! De canalha! Gritou um manifestante da CUT (que por coincidência também tem “C” no nome ...
- Msa que idéia... se achar igual a Jesus ! Esse “judas” não tem mesmo jeito”... completava o protesto. Para mostrar todo o seu talento, o presidente sociólogo e “multiglota”, ensaiou dar “as boas vindas” ao ilustre visitante, nas vinte e quatro línguas que fala, incluindo o javanês, orubá e o esperanto .
Se aproximando de um rapaz que também olhava as manchetes dos jornais numa banca, não conteve a curiosidade e perguntou :
- O que é Programa do Ratinho?...
o rapaz respondeu que se tratava de um programa de TV muito popular que estava prometendo para àqueles dias, “a presença do próprio Jesus em carne osso e espírito”, para uma entrevista ao vivo e para que ele apartasse e harmonizasse apenas com o poder de suas mãos à distância, as brigas de casais que lá, partem para a “por-ra-da” ! ...

Olhou para o lado e viu camelôs vendendo camisas de malha, chaveirinhos, bonés e aparelhos de telefone celular com um desenho de um rosto barbudo e a inscrição : “Deus é brasileiro e o filho também é nosso” ! Seu semblante ficou ainda mais sério, suspirou e olhando para o alto pediu :
- Pai, aquela da cruz, eu lhe pedi, mas não deu, mas desta agora, por favor me livra ...
Um menino faminto bateu na
sua perna e pediu :
- Tio, me dá Um Real ?...

Ele tirou do “bolso vazio” um pão cacetinho quente e deu ao guri e em seguida saiu caminhando sob as águas da Praia do Cristo da Barra9 até sumir no horizonte, onde seria Itaparica” .

Paulo Gomes de uma idéia de Déo Filho em 28/12/99



* Principal terminal de transbordo de Salvador
2 José Medrado é um dos médiuns mais conhecidos
e prestigiados da Bahia. Se destaca pelo jeito espalhafatoso
3 Dinha é a mais famosa Baiana do Acarajé da Bahia
4 Cira é a principal concorrente de Dinha
5 Regina é a “terceira via” do acarajé baiano
6 Dadá é a mais famosa cozinheira, dona do Restaurante
“Sorriso da Dada” presente em várias capitais brasileiras
7 Asa, forma como o povo e a mídia baiana se refere ao
Conjunto Asa de Águia, cujo vocalista e líder é ...
8 ... Durval Lélys, cantor que a cada ano incorpora um personagem
diferente, geralmente para ilustrar a música nova que lança perto do carnaval
9 A Praia do Cristo da Barra é uma das mais bonitas de Salvador. Em uma
elevação (pequeno morro) fica um estátua de Cristo apontando para a
Baía-de-Todos-os-Santos

1 comentários:

.. disse...

Olá Paulo, parabens mais uma vez pelas suas belas cronicas.

abçs.

angelica