sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MUNDO


QUEM DISSE QUE É O BRASIL O PAIS DOS BANGUELAS ?!


Surpresa geral! Quem diria que de um país desenvolvido viesse uma bomba como essa?!
A Austrália, meus caros está repleta de 'bocas de trave'!!
Em tempo, 'boca-de-trave' era o apelido que em meus tempos de menino se dava aos sem dentes. Pois bem a minha amiga Camilinha Cintra, talentossíma jornalista que atualmente mora no país dos cangurus, publicou no seu Blog DIRETO DO FIM DO MUNDO! uma matéria que transcrevo aqui na íntegra que revela que muita gente - velhos e novos - tem o estranho costume de arrancar os cacos (ou não) e curtir numa boa, uma boca 'devastada'.

Confiram esse furo de reportagem...


Dente!

"Um dos maiores choques culturais que tive aqui foi com a relação do Australiano com dentes. Isso mesmo, dentes!! Simplesmente muitos deles não os têm, e não sentem nenhuma falta. Eles não ligam para isso. E refiro-me aos dentes da frente, os que a gente costuma dizer que qualquer um salva a todo custo, por serem os dois de honra, o sorriso, um pra doer e o outro pra abrir garrafa! Nada disso. E a falta de dente não esta ligada ao nivel social e econômico...a pessoa pode ter o dinheiro que for, o carrão que for, eles não ligam, não se preocupam em cuidar da dentição, não é algo que lhes traga nenhum tipo de constrangimento, cultural mesmo.
Devem simplesmente arrancar quando dói, e nessa onda vai a boca inteira, e nem uma chapa a galera compra. Sorriso oco mesmo, de nenem. Inicialmente achei que fosse em função do preço. Aqui a mão de obra escassa inflaciona todo e qualquer serviço, principalmente os de saude. Mas o poder aquisitivo e a remuneração permitem a qualquer um cuidar disso.

E eles não cuidam. Independe do trabalho que fazem, serviço de atendimento direto ao cliente, coordenação de qualquer coisa, agente de imigração, gerencia de loja, professor, todo mundo no mesmo barco. E o ciclo vicioso vem trazendo a nova geração de banguelas. Os adolescentes não usam aparelho, têm o sorriso amarelo cheio de crosta, fio dental deve ser pra amarrar sapato. Uma tristeza.
Acredito que o choque foi grande porque no Brasil qualquer pessoa hoje em dia cuida da dentição o máximo que pode, ou tenta. Mesmo os de baixa renda, deixam de lado muito mais pela falta de condições financeiras do que por acharem tratar-se de algo superfluo. E quem pode, paga plano quando consegue, parcela, vai em "dentista açougueiro", se vira. A cultura brasileira condena bastante um sorriso desconcertado, que os digam os Ronaldinhos. Imagine as bombas que vejo por aqui, cujo sorriso abre as portas para a imensidão do infinito. Oh Céus!

Quando trabalhava num resturante dava boas risadas ao pegar pedidos, sozinha, claro! Sempre imaginava, com vontade de perguntar: "E você vai mastigar esse frango como minha senhora?" "Além disso tudo que já pediu não quer incluir dois molares e um incisivo não?" Socorro!
Macacos me mordam, já que a galera aqui não está habilitada para tal".

Recomendo a todos o Blog dessa menina sapeca que tanta falta está fazendo ao rádio baiano. Como ela diz, o seu "Diário de bordo' é o : http://camilacintra.blogspot.com/

Camila Cintra
Jornalista, radialista, preguiçosa, sarcástica, humor negro, curiosa, ariana, nascida no Planalto Central, criada na Terra de Todos os Santos, filha de Mineira com Baiano, tenho um pé em cada canto, sou apaixonada pela minha família, meus amigos, e meu cahorro (meu filho) amo esportes e coisas interessantes, adoro dar risada, adoro falar besteira...moro há um ano na Austrália, em Perth, e a partir de agora as informações das minhas andanças estarão aqui para quem não tem nada melhor pra fazer e resolver gastar um pouco do precioso tempo lendo o que eu postar! Como na verdade eu imagino que todos têm o que fazer e algo melhor com o que gastar o escasso tempo, começo esse projeto como uma terapia moderna. Já que a moda é "falar", falarei! Escreverei sobre tudo, ou seja, nada, sem a pretensão de ser lida e apenas para tirar coisas da cabeça!
Visualizar meu perfil completo

0 comentários: