quarta-feira, 1 de outubro de 2008

SAÚDE


REMÉDIO OU VENENO ?


Cerca de 400 indústrias farmacêuticas, mais de 60 mil farmácias e um faturamento que chega a mais de 5 bilhões de dólares anuais, conferem ao Brasil o décimo lugar na lista dos países que mais compram remédios no mundo.

Tudo isso é resultado de um pesado investimento no marketing dos medicamentos, direcionado tanto à classe médica como à população em geral.


O brasileiro adora receitar um remedinho aos amigos, comprar e engolir pílulas para qualquer tipo de mal-estar. E para satisfazer essa necessidade, nossas milhares de farmácias oferecem uma relação de 32 mil rótulos, com variações de 12 mil substâncias químicas. Na busca improdutiva da cura da gripe, por exemplo, pode-se escolher entre 62 mil tipos de remédios. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, a lista de medicamentos essenciais ao bem-estar humano é composta por apenas 300 itens.


Quando ingeridos sem orientação médica ou aos montes - há pessoas que tomam 5, 10, 15 e até 20 remédios diferentes num só dia - o resultado desse coquetel pode ser nefasto para a saúde. Na matéria de capa desse mês da nossa REVISTA VIDA E SÁUDE, trazemos os detalhes do que pode acontecer quando se tomam várias drogas ao mesmo tempo.

A Dra.Késia Quintaes, trata das interações medicamentosas, ou seja, da influência de um medicamento sobre o outro no organismo e até mesmo entre medicamentos e alimentos. Isso pode chegar ao ponto de transformar remédio em veneno.


Um lembrente básico sobre um quase consenso entre estudiosos e pesquisadores da saúde: cerca de 90% de nossos problemas com doenças podem ser resolvidos pela natureza, sozinha. Saúde!

0 comentários: