sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Rádio


HÁ VIDA INTELIGENTE NAS FMs BRASILEIRAS
Por Marcos Niemeyer


Essa matéria foi escrita pelo meu grande amigo Marcos Niemeyer, competente radialista mineiro que teve brilhantes passagens por várias emissoras de rádio e de TV do nosso país. O texto é transcrito do excelente Blog do Marcos, o Onda Curta que recomendo a todos http://umbrasildeaudiencia.blogspot.com/


Tomei a iniciativa apenas de acrescentar uma emissora a mais em relação à indicação baiana na ótima lista do amigo Niemeyer. Ele indicou a Globo FM que de fato é muito boa, mas eu também destaco a excelente Educadora FM. Tomei essa liberdade e peço licença ao Marcos, pois como moro aqui na Boa Terra e acompanho há mais de 25 anos a 107,5 da capital dos baianos, posso assegurar que merece estar na relação das melhores FMs do Brasil.


Há vida inteligente em algumas FMs brasileiras. A produção do Onda Curta elaborou uma lista destacando seis FMs em diferentes cidades brasileiras que desenvolvem um trabalho diferenciado, com ênfase para a legítima MPB.
Claro, apesar da falta de bom gosto e criatividade que estão a tomar conta da nossa música, outras emissoras, mesmo em número reduzido, não abrem mão de uma sonoridade civilizada. Confira!


MPB FM - localizada no Rio de Janeiro, a emissora desenvolve um trabalho diferenciado priorizando a música nacional de qualidade, incluindo chorinho e a velha guarda. Há destaque para os grandes sucessos dos anos 60 e 70. Os apresentadores são ótimos, cultos e sabem o que falam. www.mpbfm.com.br


CULTURA- A tradicional emissora paulista faz parte da Fundação Padre Anchieta. A programação é abrangente e inclui música clássica, concertos, Jazz e MPB. www.tvcultura.com.br/radiofm/radiofm0810/programacaofm081017.htm -

GUARANI- É a melhor FM de Minas. A programação está acima de qualquer suspeita. MPB, música internacional de primeira, etc. No horário de almoço tem “Um Toque de Clássico”: Bach, Mozart, Beethoven, Villa Lobos, etc. Há também um jornal falado de 15 minutos com informação objetiva e relevante.
www.guarani.com.br/ -

TRIBUNA- Com sede em Vitória, ES, a rádio segue a mesma linha das emissoras adulto-contemporâneas com grandes sucessos nacionais e internacionais que marcaram época. Aos sábados, de dez a meia-noite, o destaque fica por conta dos hits que embalavam as discotecas na década de 70.

EDUCADORA FM - A emissora que pertence ao Governo da Bahia está completando em 2008 30 anos de bons serviços prestados à Comunicação Social dos baianos. A programação é de primeirissíma qualidade. Programas temáticos de chorinho, reggae, música clássica e o melhor da atualidade na nossa MPB além de jornalísticos e culturais. Destaque para o 'Jornal Educadora' de segunda à sexta às 18h. com Edilton Tourinho e Claudio Sacramento, o 'Memória do Rádio' (segunda à sexta 22h.) produzido e apresentado pelo historiador Perfelino Neto, além do 'Música dos Mestres' aos domingos às 20 horas. Sem dúvida, uma rádio gostosa de ouvir. http://www.educadora.ba.gov.br/
GLOBO- Apesar de estar localizada em Salvador, além de pertencer ao grupo do ex- cacique da Bahia, TONINHO MALVADEZA, a rádio não toca música de qualidade duvidosa (ACREDITEM!) Na linha de programação, podemos destacar o “HAPPY HOUR” com informação interessante, dicas culturais, lazer, entretenimento e muita música de qualidade. www.gfm.ibahia.globo.com/

Em Minas Gerais, a cidade de Governador Valadares dispõe de uma emissora que merece crédito. Trata-se da RIO DOCE FM pertencente ao grupo TV Leste, ex-afiliada da Rede Globo. No ar há pouco mais de um ano oferece seleta programação com destaque para MPB, hits internacionais antigos e até blues e jazz. Contabilizando população de quase 300 mil habitantes, Valadares tem mais três FMs. Todas elas no entanto acostumaram o ouvinte com a sonoridade capenga imposta pela mídia.
A Rio Doce, que ainda não disponibilizou site na internet, faz a diferença. Para cuidar da parte de programação, a emissora contratou o veterano músico e radialista valadarense JÚLIO HASTENREITER.
Julinho, como é conhecido nos meios artísticos, foi um dos integrantes da banda THE CLEVEN BOYS- grande sucesso nos bailes que ocorriam na maior e mais importante cidade do Leste de Minas até meados dos anos 70- chegando, inclusive, a tocar em várias partes do país. O grupo teve início influenciado pelo Rock'n Roll e festivais universitários que ocorriam na época.


Já o AM- a exemplo do que ocorre na maior parte do Brasil- vai mal das pernas. Abre-se exceção para a Rádio Globo-GV, que mesmo tendo programação local reduzida- consegue se destacar em relação aquela que teoricamente seria sua principal concorrência- uma emissora cinquentenária de propriedade da Igreja Católica- cujos apresentadores são arcaicos e carecem de profissionalismo.


É preciso, pois, que as emissoras invistam mais em quem realmente entenda do riscado e não se tornem reféns dos ditadores do modismo. A empresa ganha em credibilidade e o ouvinte passa a receber um produto mais bem elaborado. Chega de gritaria e grunhidos infernais no rádio. O ouvido do povo não é penico!

0 comentários: