segunda-feira, 13 de outubro de 2008



UM POETA DESCREVE A HISTÓRIA DO FUTEBOL




Estou lendo um livro extraordinário: FUTEBOL AO SOL E À SOMBRA do talentosíssimo poeta e escritor uruguaio Eduardo Galeano. Com sutileza, sensibilidade, tom poético e muitas informações históricas, Galeano nos dá uma aula sobre a origem e o fortalecimento do futebol ao longo dos anos e em todos as culturas e países. Aqui destaco um pequeno trecho desse libreto obrigatório para os que amam o futebol.

A GUERRA DANÇADA

"No futebol, sublimação ritual de guerra, onze homens de calção acabam sendo a espada vingadora do bairro, da cidade ou da nação. Estes guerreiros sem armas nem couraças exorcizam os demônios da multidão e confirmam sua fé: em cada confronto entre duas equipes, entram em combate velhos ódios e amores herdados de pai para filho.
O estádio tem torres e estandartes, como um castelo, e um fosso fundo e largo ao redor do campo. No meio, uma raia branca assinala os territórios em disputa.
Em cada extremo, aguardam os arcos, que serão bombardeados por boladas. Em frente aos arcos, a área se chama zona de perigo.
No círculo central os capitães trocam flâmulas e se cumprimentam como manda o ritual.
Soa o apito do árbitro e a bola, outro vento assobiador, põe-se em movimento. A bola vai e vem e um jogador leva essa bola e passeia com ela até que alguém lhe dá uma trombada e ele cai escarranchado. A vítima não se levanta. Na imensidão da grama verde, jaz o jogador. E na imensidão das arquibancadas, as vozes trovejam. A torcida inimiga ruge amavelmente:
- Morre!
- Que se muera!
- Devi morire!
- Tuez-le!
- Mach inn nieder!
- Let hin die!
- Kill kill kill!
Eduardo Hughes Galeano nasceu em Montevidéu no dia 3 de setembro de 1940, é um jornalista e escritor.Uma de suas obras de maior relevância política e importância é "As Veias Abertas da América Latina", livro em que relata a exploração sofrida pelas nações latino-americanas, desde a formação dos impérios hispânico e português, passando pelo assédio inglês e estadunidense, pelo arrocho imposto pela economia internacional, até os dias de hoje.
FUTEBOL AO SOL E À SOMBRA
TÍTULO ORIGINAL: EL FÚTBOL A SOL Y SOMBRA
1ª EDIÇÃO 1995 -
EDIÇÃO ATUALIZADA INCLUINDO AS COPAS DE 1998 E 2002
COLEÇÃO LITERATURA & PAIXÃO
EDITORA L&PM POCKET
230 PÁGINAS
PREÇO: R$ 12,00
COMUNIDADE EDUARDO GALEANO NO ORKUT


0 comentários: